Friday, May 22, 2009

Projeto esportes olímpicos

Desenvolvemos este projeto gráfico para um livro sobre esportes olímpicos dirigido a crianças e adolescentes. Os personagens principais já estão aprovados mas a proposta ainda está sendo avaliada assim como a escolha dos atletas brasileiros que serão citados na história.

Thursday, May 21, 2009

A primeira imagem

Estamos contatando algumas editoras e fizemos a foto acima para seguir no corpo dos emails.

Wednesday, May 20, 2009

Publicado na Biblioteca on-line de ciências da comunicação

Acaba de ser publicado na BOCC, o artigo O design de identidade corporativa televisiva: Considerações à luz de alguns conceitos tomados por empréstimo a David Harvey, escrito em parceria por Guilherme Cunha Lima, Jorge Lúcio de Campos e Axel Sande.

Trata-se de uma análise histórica do processo de criação e execução de projetos na área do design em movimento. O objeto da pesquisa é a identidade corporativa desenvolvida para o canal Telecine, em 1995. O artigo avalia também a influência exercida por conceitos ditos “pósmodernos” sobre a construção de projetos contemporâneos de design da comunicação.

A Biblioteca on-line de ciências da comunicação destina-se à publicação de textos acadêmicos e científicos. O endereço é: www.bocc.ubi.pt

Wednesday, May 13, 2009

Aventuras históricas

A grande jogada e A sombra da guilhotina são obras de ficção histórica baseadas em fatos reais. Seus projetos gráficos assumiam objetivos próximos. As capas deveriam passar uma emoção discreta e comunicar a seus possíveis leitores que narram aventuras como resultado de uma profunda pesquisa de reconstrução histórica.

A grande jogada
conta a história de John Law, considerado um gênio da economia e responsável pela introdução do papel-moeda na Europa do século XVIII.

No segundo caso, A sombra da guilhotina, a frase de capa nos diz tudo: O MAIS PERFEITO ROMANCE JÁ ESCRITO SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA. O livro, escrito por Hilary Mantel, ganhou o Prêmio Sunday Express Book of the Year.

Tuesday, May 12, 2009

Eterna magia dos filmes infantis

Aprovamos esta capinha para a Reader's Digest. Chama-se Eterna Magia dos Filmes Infantis e apresenta dois Cds com algumas das trilhas de maior sucesso do cinema infantil. Entre eles estão as músicas-tema de ET, Rei Leão, Pinóquio e Mary Poppins.

China em alta na Editora Record

Mais um projeto de capa sobre a China. Neste caso, especificamente sobre o massacre da Praça da Paz Celestial. O autor é Ma Jian e o livro chama-se Pequim em Coma.

Friday, May 8, 2009

Á Espera do Sol

Esta postagem é um exemplo do quanto uma primeira ideia razoável pode ser prejudicial ao projeto de design.

Para o desenvolvimento de uma capa, partimos normalmente de um briefing sobre o texto. Neste caso tratava-se da narrativa de uma história real. Um pai que acompanha as "crises" da filha adolescente. Michael Greenberg conta que sua filha Sally, aos 15 anos é acometida por um surto nas ruas do Greenwich Village, em Nova York, que se prolonga pelos meses seguintes.
Em seus momentos de lucidez, Sally sentia-se como se estivesse viajando, sem ter para onde voltar. À espera do sol nos relata os efeitos da síndrome bipolar sobre Sally e sua família.

Assim que começamos a pensar na capa de À espera do sol, nos veio uma solução interessante. Usaríamos a imagem de um girassol e o título seria escrito à mão como numa pichação. Ficaria uma capa impactante e colorida. Produzimos e apresentamos a proposta. Estávamos certos de sua aprovação porém, além de ser reprovada, nos foi pedido algo completamente diferente. Era um caminho menos óbvio, alinhado à publicação americana. Resumo: ficou muito melhor, contundente e ao mesmo tempo sutil. Percebemos que faltava delicadeza à nossa primeira abordagem. Havíamos nos esquecido de que o livro correspondia à visão do pai em relação aos problemas de sua filha.

Lago Sem Nome

Fechamos o projeto de capa do livro Lago Sem Nome de Diane Wei Liang. A autora descreve a vida na China comunista e sua relação com os conflitos na década de 1980. Partindo da infância, ela nos conta a experiência de viver em um campo de trabalho numa região remota e quando precisa morar apenas com a mãe, assim que seus pais são obrigados a trabalhar em cidades diferentes.

Em 1984, Diane vai para a Universidade de Pequim, onde conhece as pessoas que, mais tarde, fazem história levando a China a uma revolução.

Atualmente, Diane Wei Liang é doutora em administração pela Universidade Carnegie Mellon e mora em Londres com o marido e dois filhos. Da autora, a Editora Record já publicou o romance O olho de Jade.

Em relação ao projeto de capa de Lago Sem Nome, não há muito o que se falar. Vermelho como cor principal e uma ilustração aquarelada, tipicamente oriental. É um projeto que deu certo, especialmente na combinação com as orelhas, lombada e 4ª capa.

Wednesday, May 6, 2009

Personagens

Estamos fazendo o projeto gráfico de um livro infantil. É a história de um grupo de amigos que vive aventuras ligadas ao esporte. As ilustrações serão do Axel e misturarão desenhos com fundos fotográficos. Os personagens principais ainda estão em fase de aprovação.